Para debitar as avenças aos clientes apenas terá de executar a opção que se encontra em Movimentos / Movimentos de vendas / Debitar avenças a clientes
De seguida irá aparecer uma janela onde poderá escolher quais as avenças que pretende processar, clicando em Verificar.
Aqui poderá filtrar por zona, por cliente ou conjunto de clientes, por transporte ou conjunto de transportes e por nome da Avença, sendo que neste último poderá Excluir ou Seleccionar o nome da Avença introduzido.
A opção Ignorar Processamento, poderá ser utilizada por exemplo num dia posterior um feriado, onde nesse dia não existira avença. Clicando neste surgirá a mensagem “As avenças seleccionadas não serão processadas e a data do próximo processamento será actualizada”, clique Sim para ignorar o processamento da(s) avença(s) seleccionada(s) e Não para cancelar a ignoração.
Ao colocar o visto no campo Verifica limite de crédito a aplicação verificará se existem clientes onde o seu limite de crédito foi ultrapassado, assim estes ficarão sem o visto e não serão processados (poderá forçar o processamento para estes clientes colocando visto).
Uma vez que por lei a numeração de documentos deverá ser sequencial, respeitando as datas, a rotina de conversão de documentos gera normalmente os documentos respeitando a numeração existente e data.
No entanto, caso haja necessidade de emissão de documentos com uma outra data que não a actual, para por exemplo acompanhar mercadoria que será transportada aquando encerramento do escritório, poderá definir que data pretende o documento do processamento da avença no campo Criar documentos com data de emissão em. De qualquer forma, deverá ter sempre em atenção a regra de numeração/data de documentos.
Ao efectuar Processar, será automaticamente gerado um documento (conforme especificou na ficha da avença).
Poderá aqui proceder de imediato à impressão dos documentos resultantes do processamento efectuado.
« Voltar