Em sistemas de Gesfiliais existem duas formas de controlar o stock dos artigos mediante o que o cliente pretende que seja comunicado:
Método 1
Neste método pretende-se que todas as delegações tenham acesso atodos os movimentos efectuados nas várias delegações existentes.
Tomando como exemplo um sistema em que ambas as delegações (Sede e Filial) partilham toda a informação - ambas exportam e importam movimentos. Desta forma, todas as entradas (documentos de compras e stock) e saídas (documentos de vendas e stock) constarão no extracto de cada artigo com os mesmos movimentos, em qualquer uma das delegações.
Para que a aplicação tenha este comportamento terá de configurar as comunicação conforme as imagens seguintes:
Método 2
A sede apenas importa os movimentos e as lojas apenas exportam os seus movimentos, logo, as lojas não terão no extracto dos artigos a mesma informação que consta na Sede, resultando em existências distintas.
Para controlar o stock desta forma terá de consultar o separador Stock na ficha de artigo e seleccionar a Existência por Armazém.
A nível de configurações, terá de indicar um armazém para cada uma das delegações. Armazém este, que é o armazém que está definido no menu "Diversos / Configurações / Configuração de Postos <TERMINAL em causa> - Valores por Default", para os documentos de compra, venda e stock.
As configurações serão:
Nas lojas, no campo "Alteração de tabelas" tem de estar ativa. Contudo, no opção "Delegação da qual aceita alterações" não deve preencher, por forma a que todas as lojas importem o stock das restantes delegações, uma vez que se trata de uma alteração da tabela Stock.
Se na opção "Delegação da qual aceita alterações" definir Sede, apenas terão o stock, por armazém, sincronizado com a Sede.
« Voltar