De forma a facilitar a introdução das taxas de EcoLUB e EcoPNEU nos produtos, deverá ter em conta os seguintes passos:
Aceder a “Tabelas / Impostos / Definições de Impostos” e alterar o ECOL conforme imagem1, ou seja, na “Fórmula de cálculo” e na “Fórmula Inversa” defina:
Quantity*ItemTax2
De seguida, em “Tabelas / Impostos / Taxas por Impostos”, criar um novo código de ECOL com a taxa 0 (imagem2). Neste exemplo, criou-se o código 99.
Posteriormente, aceder a “Tabelas / Impostos / Definições de Impostos” criar o ECOL conforme imagem3, ou seja, na “Fórmula de cálculo” e na “Fórmula Inversa” definir:
Quantity*ItemTax3
De seguida, em “Tabelas / Impostos / Taxas por Impostos”, criar um novo código de ECOP com a taxa 0 (imagem4). Neste exemplo, criou-se o código 99.
O próximo passo, será criar um novo agrupamento de impostos (“Tabelas / Impostos / Agrupamento de Impostos”), associando o ECOL código 99 e o código do IVA usado na taxa 20% (na imagem5 é o código 1) para os produtos que apenas estejam sujeitos ao ECOL (óleos).
De seguida criar-se-á um novo agrupamento de impostos (“Tabelas / Impostos / Agrupamento de Impostos”), associando o ECOP código 99 e o código do IVA usado na taxa 20% (na imagem6 é o código 1) para os produtos que apenas estejam sujeitos ao ECOP (EcoPNEU).
Criar agora um novo agrupamento de impostos (“Tabelas / Impostos / Agrupamento de Impostos”), associando o ECOL código 99, ECOP código 99 e o código do IVA usado na taxa 20% (na imagem7 é o código 1) para os produtos que estejam sujeitos a ambos os impostos, ou seja, ao ECOL (óleos) e ao ECOP (EcoPNEUS).
Em “Tabelas / Impostos / Impostos por Entidade” criar um imposto por entidade conforme imagem8 (engloba o ECOL o código 0 e o IVA código 0). Este imposto também tem de estar associado aos clientes e aos fornecedores, assim como em “Diversos / Conf. / Parâmetros”, no campo “Imposto a aplicar a clientes” e no campo “Imposto a aplicar a fornecedores”.
Após as alterações/criações mencionadas, reinicie o GesPOS.
Na ficha do produto, no campo “Imposto” definir o Agrupamento de impostos “ECOL (Óleos) + IVA”, caso seja um produto unicamente sujeito a este imposto.
Assim, aparecerá a indicação que o produto está sujeito a “ECOL+IVA” (a verde, conforme imagem9) e desta forma, por baixo do campo “Imposto”, aparecerá uma nova combobox onde poderá definir o valor do ECOL por produto - 0,063€
Agora, na ficha do produto, no campo “Imposto” definir o Agrupamento de impostos “EcoPNEU + IVA”, caso seja um produto unicamente sujeito a este imposto.
Assim, aparecerá a indicação que o produto está sujeito a “ECOP+IVA” (a verde, conforme imagem10) e desta forma, por baixo do campo “Imposto”, aparecerá uma nova combobox onde poderá definir o valor do ECOP por produto – 7,18€ caso seja um pneu para um pesado.
Por último, na ficha do produto, no campo “Imposto” definir o Agrupamento de impostos “ECOP + ECOL + IVA”, caso seja um produto sujeito a ambos, ou seja, a ECOL e a ECOP.
Assim, aparecerá a indicação que o produto está sujeito a “ECOP+ECOL+IVA” (a verde, conforme imagem11) e desta forma, por baixo do campo “Imposto”, aparecerá uma nova combobox onde poderá definir o valor do ECOP e do ECOL.
« Voltar